quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Imagem do Dia - 21/02/2013 - Carteira Profissional do Comandante



Publicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 21/02/2013


Mexendo e remexendo no Facebook, nos deparamos com uma foto que consiste uma curiosidade muito interessante, verdadeira pérola da historiografia documental.

Trata-se de nada mais, nada menos, da foto da carteira profissional do hermano argentino Ernesto Rafael Guevara de la Serna. Que ficou mais conhecido entre seus companheiros e companheiras e no mundão afora como "Che" Guevara, ou simplesmente "Che". No México, onde adquiriu o apelido, o uso da palavra "che" é semelhante ao uso de "cara" no Brasil para se referir a alguém do sexo masculino. Trocando em miúdos, seria o "Cara" Guevara.

Fonte aqui


De quebra, ainda podemos conferir uma foto do querido Comandante mais jovem do que naquelas fotos mais conhecidas e desprovido de suas famosas barbas e cabeleira volumosas.

Lembrando que Ernesto Guevara, o "Che", era formado em Medicina, ou seja, era médico. Na data de emissão da carteira, 24/06/1953, Ernesto havia completado seus 25 anos de idade fazia menos de duas semanas. Cinco anos e meio antes dele ser um dos principais líderes da guerrilha que possibilitou a Revolução Cubana. O Movimento 26 de Julho obteve o êxito final no processo de tomada do poder no dia 1º de Janeiro de 1959.

Mas isso tudo já são outras águas. Esperamos que tenham gostado da curiosidade.
Companheiro Che Guevara, presente!

*Publicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 21/02/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário