quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Veja como foi: Encontro da pauta "Crise da Saúde e as Privatizações do Setor" no FST-2013


Do Jornal do Sindisprev-RS - fevereiro de 2013
Edição Especial - Fórum Social Mundial

Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 07/02/2013

Crise na Saúde e formas de combate às privatizações


Na segunda-feira, 28 de janeiro, aconteceu o segundo ponto de pauta do Fórum Social Temático (FST-2013), a “Crise da Saúde e as Privatizações do Setor”, na sede do Sindisprev-RS. O debate contou com a participação de Ramona Carlos (Cfess), representando também a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, Felipe Cardoso (Fórum Popular de Saúde de São Paulo), Hélio de Jesus (Fenasps), Janine Teixeira (Fasubra) e Claudio Augustin (SindisepeRS e Fórum em Defesa do SUS do Rio Grande do Sul).

O debate teve início com fortes ataques aos gestores Federal, Estaduais e Municipais que, em vez de fazer investimentos no setor público, se utilizam da possibilidade da compra de serviços da iniciativa privada para desenvolver as políticas em saúde.

O governo federal, através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), tem servido de exemplo aos governadores e prefeitos, para que privatizem a saúde, agravando ainda mais a já calamitosa situação em que se encontra a saúde pública. Quem mais sofre com esta situação são os usuários do SUS, que buscam assistência nas portas das unidades de pronto-atendimento e de urgências hospitalares, sofrendo com as superlotação em hospitais públicos e conveniados.


É comum ver nos estabelecimentos de saúde pessoas atiradas no chão, os corredores apinhados de gente e salas sem o atendimento adequado.

Ao final do debate, ficou evidente que,  para combater todo este tipo de descaso, é necessário constituir uma forte mobilização, bastante unidade de ação entre os trabalhadores, das entidades sindicais e dos movimentos populares, enfim, dos movimentos sociais em geral, com objetivo de barrar definitivamente esta prática da privatização, através da qual os gestores públicos tratam a saúde pública como uma moeda de troca nas eleições.


*Retirado do Jornal do Sindisprev-RS
**Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 07/02/2013





Um comentário:

  1. VEJAM !!!!!
    O QUE ACONTECE NO MUNICÍPIO DE JAGUARIÚNA :

    MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL MOVE AÇÃO PARA QUE PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARIÚNA REASSUMA GESTÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL WALTER FERRARI.AÇÃO CÍVIL PÚBLICA PROTOCOLADA EM DATA DE 24/01/2013.

    REPASSEM !!!!!!

    ResponderExcluir