quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Legal! Criada a Frente Estadual em Defesa da Saúde Pública do Mato Grosso do Sul


04 de Fev. de 2013 às 18:01 - Notícias


Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 07/02/2013


Reunião cria Frente Estadual em Defesa da Saúde Pública do Mato Grosso do Sul (MS)

Por Assessoria Comunicação do SintssMS 


Foi realizada na tarde desta segunda-feira (04/02/2013), na sede do SintssMS, uma reunião de entidades sindicais e movimentos sociais que debateu sobre os diversos problemas da Saúde Pública no estado de Mato Grosso do Sul.

Em novembro do ano passado, foi divulgada em reunião do Conselho Estadual de Saúde, a possibilidade de se instalar uma epidemia de dengue na cidade de Campo Grande. Efetivamente ela ocorreu, não tendo sido feito nada concreto para impedir a situação.

Segundo o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), de 2005 a 2010 o número de leitos dos Hospital da Santa Casa, Hospital Universitário e Hospital Regional do Mato Grosso do Sul diminuiu drasticamente em Campo Grande, de 1280 para aproximadamente 510 leitos-dia, em um período de 6 anos. Como reflexo desta situação, foi produzida matéria da TV Morena que tratou do tema da superlotação no Hospital Regional (clique aqui para ver).

Foram relatadas na reunião diversas denúncias do processo de privatização da saúde, da superlotação, da falta de ambulâncias no SAMU, entre outros.

A constatação dos movimentos e dos sindicatos é de que a situação é gravíssima. Por este motivo, foi criada nesta reunião a Frente em Defesa da Saúde Pública no Mato Grosso do Sul.


Esta Frente construirá um manifesto coletivamente com demais entidades sociais que queiram participar desta iniciativa. As entidades e movimentos sociais do estado serão convocadas para fortalecer o Controle Social do SUS, nos Conselhos de Saúde em cada nível (local, regional, municipal e estadual).

Como encaminhamento, ficaram decididas a construção coletiva e lançamento do manifesto, a realização de audiências públicas, produção de jornal e de mídias sociais para informar a situação para a população, a articulação de atos públicos, entre outros.

Participam da iniciativa o SintssMS, CUT, Fetricom, CDDH Marçal de Souza, Sinergia, MS de Fato, Sintell, Sintsprev, membros do Conselho Estadual de Saúde e do Fórum dos Usuários do SUS. 

Lembramos que esta Frente é aberta a participação de toda e qualquer entidade ou movimento social que comungue da defesa da saúde pública do estado.

A reunião também contou com a participação do vereador Zeca do PT, que se colocou à disposição para contribuir com o debate proposto, realização de uma audiência pública e com a intermediação junto a Alcides Bernal, prefeito de Campo Grande, para tratar do tema da saúde. 

*Retirado do SintssMS
**Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 07/02/2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário