segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Desvio de dinheiro da saúde em Ponta Grossa não vai “ficar por isso mesmo”


Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 11/02/2013


Nesta quarta-feira [07/02/2013], aconteceu ato público em Ponta Grossa (PR) contra a corrupção e a privatização na saúde pública da cidade. O ato contou com a presença de cerca de 150 pessoas e chamou a atenção da população que passava pelo movimentado Terminal Central em fim de tarde. 

No próximo dia 16 de fevereiro, acontece reunião para encaminhar a continuidade dessas mobilizações.

O estopim para a manifestação foi a recente denúncia de desvio de verbas da saúde na cidade, num montante que pode chegar a mais de R$ 1 milhão. O ex-prefeito Pedro Wosgrau (PSDB) foi indiciado pela Polícia Federal, junto com outros membros da gestão anterior da Prefeitura.

Porém, a manifestação mostrou que esse caso é só um estopim mesmo: foram vários os depoimentos sobre a dificuldade de acesso a saúde na cidade, feita por usuários do SUS que passavam pelo local e também por alguns Conselheiros Locais de Saúde que estiveram no local.

Outro ponto levantado foi a necessidade da Prefeitura voltar a ter controle pleno sobre a saúde da cidade. Para isso, é preciso reverter o processo de gestão pelas famigeradas Organizações Sociais (OSss), desprivatizando o setor.

A manifestação contou com a presença de vários movimentos sociais, como entidades estudantis (DCE/UEPG e Centros Acadêmicos), sindicatos - SINDSERV-PG, Sindicato dos Comerciários, SINTESPO e SINUTEF, movimentos populares (Pastoral do Mundo do Trabalho) e partidos políticos (PSOL e PCB). A Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde também marcou presença.

*Retirado do Bernardo Pilotto
**Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 11/02/2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário