segunda-feira, 13 de maio de 2013

Veja como foi: Ato Público em Defesa da Saúde Pública reuniu comunidades em Porto Alegre - 30/04/2013

Publicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 13/05/2013

Por Joel Orestes Brasil Soares,
trabalhador em Saúde e atuante no Fórum em Defesa do Sus do Rio Grande do Sul

No dia 30 de abril, as comunidades da Grande Glória, Cruzeiro e Cristal, localizadas na região sul da cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, realizaram Ato Público em Defesa da Saúde. O Ato fez parte da semana de lutas do 1º de Maio, Dia do Trabalhador. Participaram mais de 400 pessoas durante o dia todo e também no ato de fechamento da via pública que dá acesso ao portão principal do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul – PACS.


O PACS foi o principal símbolo da manifestação. A sede do serviço é um prédio de atendimento de urgência da população desta região da cidade, serviço esse no qual diversos problemas são comuns, tais como: 

- A superlotação: os usuários do SUS frequentemente passam horas para receberem um atendimento; - Ocorrência de mortes ou de sequelas graves em ortopedia; 

- Crises de infarto do miocárdio por falta do atendimento são comuns nesta unidade, sendo que um dos casos que obteve maior divulgação foi aquele de uma militante dos movimentos sociais, ex-vereadora e Coordenadora do Conselho Local de Saúde da comunidade. Ela veio a falecer pelos motivo acima mencionado, e o fato mobilizou a comunidade a se reorganizar e voltar a defender este estabelecimento de saúde.


Foi realizado durante a tarde reunião com o Ministério Público Estadual, que ouviu trabalhadores e representantes da comunidade. Assim o MPE tomou conhecimento do sucateamento do prédio, falta de materiais indispensáveis de uso contínuo, como de higiene pessoal, medicamentos e gases e outros materiais e equipamentos necessários para o bom atendimento à população, ou seja, a falta das condições básicas para o pleno funcionamento do serviço.

Se faz necessário deixar evidente que problema de precariedade não é exclusivo do PACS, ou mesmo do Centro de Saúde Vila dos Comerciários, mas sim de toda cidade e de vários outros municípios do Estado do Rio Grande do Sul! Portanto, esta manifestação tem o sentido de defender a Saúde Pública em seu conjunto. 

À noite foi realizado reunião do Conselho Local de Saúde, na qual foram colocadas exigências ao Secretário Municipal de Saúde e apresentado o resultado de pesquisa de excelência feita à população. Em resumo, em resposta aos questionamentos, a população declarou desaprovar a forma como está sendo atendida pela prefeitura de Porto Alegre. O principal resultado da reunião foi a deliberação de construção de um grupo de trabalho composto pelo gestores, população e trabalhadores para tentar resolver os problemas apresentados.


Nossas principais bandeiras de luta são:

- Contra as Privatizações promovidas através da Empresa Brasileira de Hospitais Universitários – EBSERH e o Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família de Porto Alegre;

- Exigência de respeito aos movimentos sociais e aos Conselhos organizados de Saúde por parte dos Gestores;

- Maior investimento aos estabelecimentos públicos, compra de equipamentos e de materiais de uso contínuo;

- Contratação de profissionais através de Concurso público e contratação sob o Regime Jurídico Único, política salarial adequada às necessidades dos trabalhadores e igualdade de tratamento entre os trabalhadores do SUS;

- Melhoria das condições de trabalho e do atendimento à população;

- Reconhecimento e regulamentação das 30 horas semanais aos trabalhadores da Saúde e manutenção dos direitos e conquistas dos trabalhadores.

E aprecie agora a ótima e rica edição especial sobre Saúde Pública do jornal do Sindisprev-RS, que foi produzida para mobilizar o Ato Público e denunciar os principais problemas e divulgar as lutas. Basta clicar nas imagens para ampliar!



















E mais a matéria do Sindisprev-RS  e galeria de fotos do Ato Público (basta clicar):

Trabalhadores da Saúde fazem ato público no Postão da Vila Cruzeiro



*Publicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 13/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário