domingo, 26 de maio de 2013

Conselho Universitário da UFRJ retoma o caminho da autonomia

Qui, 23 de Maio de 2013 
Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 26/05/2013

Foto: Marco Fernandes/Adufrj-SSind

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reunido em 23 de maio de 2013, aprovou a criação de uma comissão técnica que será responsável por realizar um diagnóstico dos hospitais universitários da Ufrj. Essa comissão é interna à Universidade e deverá apresentar elementos que subsidiem uma decisão do Consuni sobre a gestão de seus HUs. Em um prazo de 60 dias, a contar de sua instalação – que, por ora, só teve indicado o perfil desejado – a comissão deverá apresentar ao colegiado máximo da instituição um diagnóstico consolidado das unidades de saúde que compõem a rede da universidade.

Esta deliberação é uma importante vitória do movimento político organizado da Ufrj. Professores, estudantes e técnico-administrativos foram elementos fundamentais no debate para que a Universidade retomasse o caminho autônomo de suas decisões e avaliações. Além disso, representa a derrota de setores que queriam aprovar a todo custo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) na universidade.

Uma comissão de acompanhamento, formada por integrantes das Comissões Permanentes do Consuni, se encarregará de supervisionar os trabalhos da comissão técnica.


Assista clicando aqui o vídeo de um dos diretores da Adufrj, Mauro Iasi, falando sobre a deliberação.

Comentário de Prof. Fátima Siliansky de Andreazzi


Cabe relatar e refletir sobre o ocorrido referente a Ebserh na Ufrj. A Frente em Defesa dos HUs da UFRJ, como parte integrante do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, foi criada na conjuntura da greve das universidades federais como articulação de defesa do Sistema Único de Saúde constitucional e, portanto, contra a Ebserh. 

Fruto da luta anterior e posterior dessa criação, chegamos a um Conselho Universitário no dia 09 de maio de 2013 com ponto de pauta de aprovação de contrato da Ufrj com a Ebsserh. Mobilizamos mais de 300 pessoas e havia uma clara divisão dos conselheiros no Consuni. A despeito da manobra protelatória do Reitor para a não aprovação da proposta de criação de uma Comissão para efetuar diagnóstico e elencar medidas para resolver os problemas dos HUs da Universidade de forma autônoma, sem o constrangimento de ter a Ebserh como parceira, a criação de tal Comissão foi finalmente levada para votação em 23 de maio e acabou por ser aprovada. Para que não seja inoperante, terá de ser informado em toda reunião do Consuni o andamento dos trabalhos da Comissão.

Foi uma inegável vitória do nosso movimento, que logrou conquistar conselheiros alheios a discussão sobre a contrarreforma do Estado na Saúde, mas que se sensibilizaram com a defesa da autonomia universitária. Que logrou envolver o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, numa memorável audiência Pública. Que mostrou uma disposição de luta e combatividade na histórica sessão de 09 de maio. Foi a derrota dos que diziam que os Hospitais Universitários fechariam caso a Ebserh não fosse aprovada.

A luta continua para garantir que a Ebserh seja definitivamente afastada. O Consuni volta a deliberar sobre o tema em 60 dias.

Não poderemos permitir nesse meio tempo que sabotagens ocorram, que se aprofunde propositalmente o caos para que se diga: não disse que os hospitais iriam fechar? Os golpes ocorridos em Juiz de Fora paira sobre nossas cabeças.

Vigilância sobre os trabalhos da Comissão e mobilização mantida são as palavras de ordem desse novo período!


*A primeira notícia foi retirada do ADUFRJ
**Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 26/05/2013

Um comentário:

  1. Parabéns Fátima: pela clareza, objetividade e fidelidade aos fatos em seu relato. Há mesmo pessoas capazes de torcer pelo pior: para não reconhecerem que estavam errados ou, quem sabe, por razões mais inconfessáveis ainda.

    ResponderExcluir