quinta-feira, 16 de maio de 2013

Divulgando: Manifestação do Dia Nacional da Luta Antimanicomial na cidade do Rio de Janeiro - 18/05/2013


É amanhã - 17 de maio de 2013:
Manifestação do Dia Nacional da Luta Antimanicomial na cidade do Rio de Janeiro!
Mais uma vez iremos para a Praça, encher ela de música, poesia e muita luta!Ajudem a divulgar e compareçam!

(clique na imagem para ampliar)

Pelas ruas e becos da cidade: Liberdade!
Não à privatização e encarceramento da vida

O Movimento de Luta Antimanicomial pede passagem para se apresentar: somos usuários, familiares e trabalhadores da Saúde Mental e pessoas que de alguma forma afirmam uma Sociedade sem Manicômios.

"Por uma sociedade sem manicômios" é o lema que afirmamos desde a década de 1980, quando lutamos pelo fim das instituições que encarceram desejos, corpos e mentes. Não queríamos a humanização desses espaços, mas a sua extinção, pois era sabido que tínhamos que acabar com os preconceitos, medos e estigmas que elas carregam. E assim lutamos até hoje. Afirmamos que encarcerar para supostamente produzir Saúde não nos contempla. Já temos em nosso histórico acúmulo e propostas para efetivação de outros modos de cuidado e relação.

Agora, mais do que nunca, vemos as mesmas forças adoecedoras e descompromissadas com o ser humano serem legitimadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro através do descaso com a população, com suas políticas milionárias para megaeventos e nada para o nosso cotidiano.

A Luta Antimanicomial está preocupada com a liberdade ampla e irrestrita de todo ser humano, ao contrário dos atuais Governos, que estão vendendo nossos espaços públicos por miseráveis acordos privatizantes, como é o caso de todo o complexo do Maracanã. Essa é a mesma política que vem recolhendo compulsoriamente quem vive nas ruas apenas para garantir a “limpeza” da cidade. Que faz da nossa saúde uma mercadoria, adoecendo trabalhadores e destruindo a rede de cuidados.

Afirmamos as conquistas, que são fruto da nossa luta ao longo de todos esses anos, e o acúmulo das nossas experiências antimanicomiais. Exigimos que a Lei 10.216 seja respeitada. Defendemos a rede de atenção psicossocial que supera o manicômio, e não que conviva com ele. Queremos passe livre para circular pela cidade, estar nas suas praças, estádios, teatros, e não apenas para ir pro CAPS.

Seguimos na luta por uma sociedade sem manicômios!

Junte-se a nós!

Núcleo Estadual do Movimento da Luta Antimanicomial do Rio de Janeiro (NEMLA/RJ)
&
Coletivo de organização do 18 de Maio

Se liga no que vai rolar:

Roda de Samba CAPS AD Mané Garrincha

Intervenções poéticas com Nilo Sérgio, Regina Peixoto e André

Loucura Suburbana

Tá Pirando, Pirado, Pirou!

Oficina 762

Hip Hop do CAPS Rocinha

Harmonia Enlouquece

Oficinas de origami, mosaico e cartazes

Feira com produtos artesanais e muito mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário