terça-feira, 7 de maio de 2013

No HU da UFES: Greve contra o autoritarismo da Reitoria e EBSERH!

Publicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 07/05/2013

Informe do Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública:

Deflagrada greve no HUCAM (UFES)!

Por Janine Teixeira

Vimos por meio deste informar que foi deflagrada hoje a greve no Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes, o HUCAM. De forma autoritária, o Reitor da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES assinou o contrato de adesão a Empresa Brasiliera de Serviços Hospitalares (EBSERH) no dia 15 de abril de 2013 e homologou no Conselho Universitário, em regime de urgência, no dia 25 de Abril. No dia 26 de Abril foi publicada uma lista na página da UFES onde mais de 100 trabalhadores foram colocados em disponibilidade sem nenhum critério aparente.

Fonte: www.sintufes.org.br
A deflagração da greve está repercutindo de forma positiva na imprensa, pois no Espírito Santo todos os hospitais do estado estão também sendo entregues a Organizações Sociais (OSs).

As pautas da nossa greve são: 

- Contra a EBSERH; 

- Não subordinação dos trabalhadores do HUCAM à gerência da EBSERH;

- Pela manutenção da jornada de trabalho de 30 horas semanais; 

- Pelo livre direito de opção dos trabalhadores do HUCAM de continuar no seu local de trabalho vinculado a UFES.


É importante ainda ressaltar que o HUCAM está sem direção: a direção que encaminhou todo o processo de implantação da EBSERH em conjunto da Reitoria foi de descartada pela mesma.

Veja mais na notícia abaixo, do sítio da ADUFES:

Postado em seg, 06/05/2013 - 19:52 | Atualizado em seg, 06/05/2013 - 19:57

Trabalhadores do Hucam iniciam greve contra a Ebserh

Trabalhadores marcaram presença na 
assembleia no Hucam (Foto: Sintufes)
Os servidores do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), em Vitória, deflagraram greve nesta segunda-feira (6) por tempo indeterminado em protesto contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A decisão foi ratificada em assembleia geral, no campus de Maruípe, por mais de 200 trabalhadores.

De acordo com Janine Teixeira, diretora do Sindicato dos Trabalhadores (Sintufes) e coordenadora geral da Fasubra, consultas e exames estão suspensos, com exceção dos atendimentos de programas especiais. A categoria está indignada com a decisão do reitor de assinar o contrato com a Ebserh, sem nenhuma consulta à comunidade acadêmica e usuários do SUS. O convênio foi selado no último dia 15.

Ebserh põe trabalhadores à disposição

Uma lista com mais de 100 nomes de trabalhadores técnico-administrativos que serão remanejados da unidade para outros campi da Ufes causou indignação e revolta. A relação dos que serão transferidos foi divulgada no site da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil da Universidade (Progepaes). “Não há definição de como ficará a situação de cada um e quais os critérios utilizados para escolha dos nomes”, critica Janine, ressaltando que a medida arbitrária reforça ainda mais o déficit de pessoal na unidade.

De acordo com o Sintufes, uma reunião muito tensa com o reitor ocorreu no último dia 02 e Reinaldo Centoducatte alegou desconhecer a lista. “Ele foi de um autoritarismo muito grande. Não foi estabelecido um critério para lista, ninguém foi ouvido individualmente e a Reitoria não abriu, efetivamente, um canal de negociação”, frisou a diretora. No dia seguinte, a Administração Central entregou um documento ao sindicato, assinado pelo reitor, com respostas evasivas à pauta da greve. 

Saiba como está o atendimento no Hucam com a greve

Os programas essenciais como HIV/Aids, Nefrologia, Câncer, Cardiopatia, Tuberculose, Hanseníase, entre outros, estão funcionando normalmente.

Já outros setores, como ambulatórios, laboratórios estão com seu atendimento reduzido em 30%.

O Hucam conta com mais de 700 trabalhadores do quadro técnico-administrativo que seguirão em greve até que as reivindicações sejam atendidas.

(Com informações do Sintufes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário