domingo, 12 de maio de 2013

Fim da Greve no HUCAM nas mãos do Reitor da UFES

10 de Maio de 2013
Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 12/05/2013

Categoria deve comparecer no campus de Goiabeiras, nesta segunda-feira, 13 de maio, às 08 horas, quando a Reitoria decidirá se vai acatar as solicitações dos trabalhadores para o retorno às atividades normais no hospital


Por SINTUFES

Os trabalhadores técnico-administrativos aprovaram o termo de acordo de greve e a avaliação que o setor Jurídico do Sintufes e o Comando Local de Greve no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (HUCAM-UFES) fizeram sobre o contrato da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. A decisão foi tomada pela assembleia da categoria realizada nesta sexta-feira, 10/05, na seção sindical do Sintufes, no campus de Maruípe, em Vitória.

Agora, caberá ao reitor da Ufes decidir se a greve no Hucam chega ao fim nesta segunda-feira, 13, às 08 horas, na Reitoria, na terceira rodada de negociações do movimento paredista com a administração da Ufes.

“Após recebermos os documentos do reitor, o Comando Local de Greve e o setor Jurídico do Sintufes elaboraram o termo de acordo de greve e fizeram uma avaliação detalhada do contrato da Ebserh. As cláusulas do termo foram no sentido de garantir o máximo de direitos possíveis para os trabalhadores e também para os usuários do hospital”, informou o Comando Local de Greve no Hucam.


Com o respaldo da assembleia, o Comando levará o termo de acordo de greve à Reitoria. Porém, a greve pode continuar, caso a intransigência da gestão da universidade continue.

“Ou ele (o reitor) aceita (as cláusulas no termo e a avaliação do contrato) ou não aceita. Ele pode pedir para incluir algum ponto, ele havia dito que não pode haver mudanças no contrato, mas sabemos que no desenrolar do processo é possível fazer um aditivo. E se entendermos que a decisão do reitor não trará prejuízo, a Comissão pode avançar nas negociações. Mas se entendermos que terá prejuízo, teremos que trazer a decisão para assembleia”, revelou o Comando Local de Greve.

O Comando solicitou que a categoria compareça à Reitoria na manhã desta segunda, 13 de maio.

“Ainda que nem todos possam participar da reunião, é importante a presença dos trabalhadores no saguão do prédio da Reitoria”, convocou o Comando.

A próxima assembleia dos trabalhadores será às 11 horas do mesmo dia, novamente na seção sindical do Hucam, onde será repassado o resultado da terceira mesa de negociação desta greve.

Greve segue!

“Não vamos abandonar os nossos postos aqui. Na segunda-feira, 13, vamos à reunião, vamos levar uma comissão para negociar com o reitor. Mas a greve segue forte aqui no hospital, respeitando os 30% de atendimento nos setores e a manutenção dos programas especiais”, frisou o Comando Local de Greve.

Além disso, o setor Jurídico do Sintufes informou sobre a recomendação do Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) para que Ufes corte o ponto dos trabalhadores em greve. “A greve não foi judicializada. Não foi declarada ilegal. É uma forma de pressionar, mas não é uma ordem de corte de ponto. E um ofício recomendatório não é uma decisão”, informou Luna Ramacciottiadvogada do Sintufes .

Segundo ela, o Comando Local de Greve tem seguido tudo o que determina a lei de greve e que não houve ainda nenhuma ação judicial a fim de declarar a greve ilegal.

Veja como foi a semana de greve no Hucam clicando aqui

*Retirado do SINTUFES
**Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 12/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário