quinta-feira, 16 de maio de 2013

Por força do movimento, Reitoria assina acordo e greve é suspensa no HUCAM-UFES

Seg, 13 de Maio de 2013
Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 16/05/2013

Categoria conquista importantes direitos para os trabalhadores. E a luta contra a Ebserh vai continuar

Sob os olhares dos trabalhadores, reitor lê o termo de acordo de greve

Foi uma greve curta de sete dias. Mas foi muito forte e com intensa participação dos trabalhadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). E por isso, o movimento paredista contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), contra a privatização da saúde pública e em defesa dos direitos da classe trabalhadora obteve conquistas importantes para a categoria.

Estava nas mãos da Reitoria acabar com a greve no Hospital, iniciada no dia 06 de maio de 2013. E sob os olhares de um grupo expressivo de trabalhadores, o reitor da Ufes assinou o termo de acordo de greve, com alterações que garantem os direitos dos trabalhadores, e encaminhou o fim da paralisação no Hucam. Foi em reunião realizada no prédio da administração da universidade, no campus de Goiabeiras em Vitória, na manhã desta segunda-feira, 13 de maio.


De posse do termo assinado pelo reitor, a categoria decidiu suspender o movimento paredista. Mas além da suspensão, os trabalhadores aprovaram o estado de greve permanente, na assembleia no Hucam, que aconteceu logo após reunião na Reitoria. 

Com isso, as atividades no Hucam serão reestabelecidas a partir das 07 horas desta terça-feira, 14/05.

O termo de acordo garante a jornada de 30 horas para os técnico-administrativos no Hucam, a não subordinação dos trabalhadores (Ufes/Hucam) à Ebserh, sendo extensivo aos técnico-administrativos em estágio probatório; à opção individual e pessoal de remoção, entre outros. 

Veja mais detalhes abaixo em "Vitórias da greve" ou confira a íntegra do termo de acordo assinado pelos representantes do Sintufes e da Reitoria. Página 1 e Página 2.

Por isso, essa não foi apenas uma luta contra a Ebserh. Foi também contra a própria gestão da universidade, que cometeu o grande equívoco de entregar o Hucam e não estava garantindo nem sequer os direitos dos trabalhadores da própria Ufes – afinal quem trabalha no Hucam também é trabalhador da Ufes!

“Ainda não derrotamos a Ebserh, mas derrotamos a Reitoria, que assumiu o compromisso e recuou, pois o reitor não estava com o discurso da reunião de quinta (dia 09 de maio) passada. Ele viu que o movimento estava forte e que a greve iria continuar se ele não assinasse”, frisou o Comando Local de Greve no Hucam.

Greve suspensa e luta que segue

A aprovação do estado permanente de greve é a prova de que os trabalhadores no Hucam estão unidos e vão seguir na luta contra a Ebserh e contra a privatização do Hucam.

“Com esse termo, tiramos o trabalhador da forca da Ebserh, mas a qualquer pisada de bola da Reitoria com esse termo de acordo, a greve pode voltar. E vamos seguir fortes em defesa da saúde pública 100% SUS, pois mostramos que os técnico-administrativos no hospital entraram para valer nessa greve, deram um exemplo e estão de parabéns”, afirmou o Comando Local de Greve, que conduziu os trabalhos e as negociações durante o movimento paredista. 

A greve será suspensa a partir das 07 horas da manhã desta terça-feira, 14 de maio de 2013. E com isso será desfeito o Comando Local de Greve no Hucam, que poderá retornar em breve para defender os direitos da categoria e defender a saúde pública. Esse Comando provou a sua força! 

Vitórias da greve: direitos conquistados para a categoria!

- 30 horas para o Hucam;

- Não subordinação dos trabalhadores da Ufes lotados no Hucam à Ebserh: serão adotadas medidas eficazes para que os trabalhadores efetivos e em estágio probatório não sejam subordinados à gestão da Ebserh, no que tange aos direitos e deveres previstos no RJU e na Lei 11.091/2005 e nos decretos 5.707 e 5.825, ambos de 2006;

- Trabalhadores da Ufes lotados no Hucam não serão transferidos por critérios de conveniência e oportunidade, salvo se esta for a sua vontade;

- A Ufes manterá um posto de atendimento da Progepaes no campus de Maruípe, voltado para atendimento dos trabalhadores da Ufes lotados no Hucam;

- A Ufes terá poder disciplinar em relação a eventuais faltas funcionais cometidas por trabalhadores de seu quadro. 

Confira imagens dos dias de greve clicando aqui

*Retirado do SINTUFES
**Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 16/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário