quinta-feira, 16 de maio de 2013

Confira a nova edição da revista Radis - maio de 2013

08/05/2013

Respeito é tema da edição de maio da Radis

Já está disponível online a revista Radis do mês de maio. Na capa, a frase "Respeito faz bem à saúde" dá a tônica da matéria principal. A edição apresenta a campanha de enfrentamento da homofobia lançada em agosto de 2012 pelo governo da Paraíba. Com o tema "Tire o respeito do armário", a campanha, coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, enfoca o respeito, a dignidade e a denúncia, assuntos trabalhados em peças publicitárias e mensagens nas redes sociais. Na reportagem, gestores, profissionais, ativistas e usuários apontam avanços e desafios após a instituição de uma política de saúde integral para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

A reportagem "Respeito abre portas para o acolhimento" destaca aspectos importantes: quase dois anos após a publicação da Portaria 2.836 do Ministério da Saúde (de 1º/12/2011), que institui no âmbito do SUS a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, avanços e desafios foram registrados. Gestores, profissionais, ativistas e usuários apontam a integralidade como uma conquista e os avanços e obstáculos ainda existentes. No mês em que se comemora o Dia Internacional contra a Homofobia (17 de Maio), todos reconhecem como pioneira a iniciativa que assegura, de forma inédita no país, o respeito às diferenças e a garantia das especificidades de saúde. No entanto, identificam deficiências e obstáculos que dificultam sua implementação.

A revista traz ainda uma reportagem sobre o atendimento do Ambulatório de Saúde Integral de Travestis e Transexuais (Asitt) do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids (CRT) de São Paulo. Além de tratamento psicológico, o ambulatório, criado pelo governo do Estado de São Paulo em junho de 2009, com equipe multidisciplinar, oferece atendimento às especificidades de saúde de travestis e transexuais, diagnosticadas a partir de conversas entre a equipe do CRT, movimento LGBT e a equipe do Centro de Referência da Diversidade (CRD) da Prefeitura paulistana. O ambulatório também oferece acompanhamento médico e odontológico que respeita as particularidades dessas pessoas.

"Queremos direitos, não privilégios" é o título da entrevista com o jornalista, escritor, professor universitário e uma das principais vozes de defesa da comunidade LGBT no Legislativo, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ). Ele alerta que o fundamentalismo religioso é, hoje, o grande entrave à extensão da cidadania. Integrante da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) Jean revelou o contexto da eleição do deputado Marco Feliciano (PSC/SP) para a presidência da comissão e falou sobre as dificuldades enfrentadas pela população LGBT no Congresso Nacional. 

Autor do projeto que garante o direito de toda pessoa ao reconhecimento de sua identidade de gênero, o deputado relatou, ainda, as consequências da falta da efetiva implementação da Política Nacional de Saúde para a população LGBT. "Qualquer desigualdade gera impactos na saúde física e psíquica das pessoas. Sabemos o quanto as desigualdades sociais, raciais, as questões étnicas e a falta de uma política específica para a população afrodescendente têm gerado doenças específicas, da mesma maneira que as questões de gênero e de orientação sexual implicam impacto na saúde - não só o sofrimento psíquico que um homossexual masculino ou feminino sofre por não poder expressar sua identidade e seu desejo em uma sociedade homofóbica, mas também pelas questões biológicas", expôs o deputado na entrevista.

Acesse a edição de maio da Radis clicando aqui

*Retirado da ENSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário