quarta-feira, 5 de junho de 2013

Veja como foi: Ato Público contra a EBSERH "Saúde Brasil" no Rio de Janeiro - 05/06/2013

Publicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 05/06/2013


Hoje, 05 de junho de 2013, ocorreu o Ato Público "Hospitais Federais e Institutos do Rio de Janeiro contra a EBSERH 'Saúde Brasil'", proposta do governo federal de privatização para estes hospitais. 

O Fórum de Saúde do Rio de Janeiro estava presente na luta!

Conheça o resumo do porquê do Ato e da situação:

O Ato que aconteceu no dia 05/06 Cinelândia (Rio de Janeiro/RJ) possuiu dois propósitos: 

- A MP 568 (que envolve médicos apenas);

- A luta geral contra a privatização da saúde através da EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (em Hospitais Universitários) e sua subsidiária SAÚDE BRASIL (nos outros tipos de hospitais e institutos federais) no país inteiro. 

Essa privatização diz respeito aos servidores públicos federais; servidores públicos estaduais (é um incentivo à luta contra as OSs); servidores públicos municipais (é um incentivo à luta contra as OSs e contra a RIOSAÚDE S.A); diz respeito aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, pois ele terá que competir com o usuário de plano de saúde privado por consultas, exames e, principalmente, por um leito para sua internação.

Veja algumas fotos do Ato Público (para aumentar basta clicar em cima delas):






















2 comentários:

  1. O movimento na Bahia ainda é incipiente e anda a passo de tartaruga. Há pouco interesse dos médicos cujo sindicato se fixa exclusivamente na questão salarial de médicos que atuam exatamente em unidades geridas pelas OSs. Estas não são contestadas ou o são de maneira tímida, sem nenhum interesse de mobilização. Na vanguarda, que se fsçs justiça, estão as assistentes sociais. Desde janeiro estamos tentando formar uma Frente e no dia 11/06 teremos a 12ª reunião. Vamos persistir na luta para que o movimento alcance a população usuária, sem a qual não obteremos êxito. Acho que o movimento está muito restrito às instituições do setor. Precisamos botar o povo na rua.

    ResponderExcluir
  2. Ao contrário do que foi postado, o Sindimed (Sindicato dos médicos na Bahia) nunca se furtou de defender o SUS. Tanto é que em duas ocasiões, o tema de capa de sua revista foi o SUS, como pode ser conferido aqui: http://www.sindimed-ba.org.br/2011/revistas.html . Destaco ainda editorial de minha autoria sobre terceirizações: http://www.sindimed-ba.org.br/arquivos/revista_menu/18/PDF_MENU.PDF

    Mais, no processo de construção da frente aqui na Bahia o Sindimed junto com o CFESS foram os organizadores. Das 11 reuniões só não participei de uma por estar no plantão, isso sendo diretor de comunicação de um sindicato envolvido em vários movimentos simultâneos e com muita coisa para fazer. Fui o responsável pela criação do grupo de emails, da página do facebook, além de ter produzido carta da frente (com ajuda de Ana e Heleni) e um texto sobre os conselhos de saúde (que nunca foi publicado porque a pessoa da frente responsável por colaborar nunca respondeu).

    Colocamos a disposição nossa gráfica e nossa estrutura de comunicação para a frente, que nunca foi utilizada por inação do grupo.
    Demos ampla publicidade à frente através de nossa revista ( http://www.sindimed-ba.org.br/arquivos/revista_menu/121/PDF_MENU.PDF ), aliás acho que é a única documentação pública de sua existência.

    Sempre atuamos contra a privatização, exemplo foi a nossa luta contra a terceirização de 3 hospitais na Bahia, recentemente. Somente o Sindimed e o Sindisaúde foram as ruas defender o SUS: http://www.sindimed-ba.org.br/arquivos/revista_menu/120/PDF_MENU.PDF

    Em todas as nossas reivindicações defendemos concurso público tanto que conseguimos, com muita pressão, um concurso para médicos após 16 anos.

    Esta atitude deste covarde, que se esconde no anonimato da internet, só ajuda a desagregar um movimento que já é frágil por si só.

    Luiz Américo
    Diretor de Comunicação do Sindimed

    ResponderExcluir