domingo, 30 de junho de 2013

Debate no Inca aponta rejeição a projetos que propõem criação de Fundações Estatais de Direito Privado

18/06/2013 

Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 30/06/2013 

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) participou nesta segunda-feira, 17/06/2013, de um seminário no auditório do Instituto Nacional de Câncer (Inca) que abordou os benefícios e malefícios de projetos como o PL 92/07 (que prevê a criação de Fundações Estatais de Direito Privado) e da EBSERH, empresa criada para gerir Hospitais Universitários. Contando com a presença de mais de trezentos trabalhadores e usuários do Inca que lotaram o auditório do Instituto, o debate apontou claramente a rejeição da maioria aos modelos que propõem a junção de instituições públicas e privadas. 

Em defesa do modelo de Fundações Estatais de Direito Privado, o diretor geral do Inca, o médico e professor Luiz Antonio Santini, argumentou que a proposta ajudaria a flexibilizar a contratação de profissionais e que a opção seria uma política adequada ao Inca. Já os demais debatedores que incluíram o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze, a desembargadora Salete Maccalóz, o representante do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, Gustavo Gomes, e o secretário-geral da Condsef, Josemilton Costa, apontaram problemas deste modelo de gestão.


Para o presidente do Sindicato dos Médicos, é equivocado instituir qualquer outro modelo no Inca diferente do já existente hoje e que garante contratação de profissionais concursados pela Lei 8.112. O secretário-geral da Condsef, Josemilton Costa, acrescentou que o que resolverá o problema do Inca não é a mudança de seu modelo de gestão e sim o investimento adequado, por parte do governo, de verbas públicas para garantir o funcionamento e a estrutura de excelência que o Inca possui como referência no atendimento à população. Costa destacou ainda que é necessária uma política de gestão que valorize o quadro de trabalhadores do instituto e que o que irá promover a diferença é a adoção de políticas públicas adequadas por parte do Estado.

Para a desembargadora Maccalóz, é incoerente adotar um modelo que se diga público, mas tenha caráter privado. O que é público deve continuar na esfera pública e o que é privado carrega uma lógica de mercado que não deveria se aplicar nunca à área da Saúde. A desembargadora destacou que juridicamente, portanto, o modelo de Fundações Estatais é incompatível e inconstitucional. A Constituição prevê que é dever do Estado fornecer e garantir o direito à Saúde da população. Portanto, o setor privado deve ser coadjuvante nesta esfera e não o contrário, como alguns pretendem promover nos Hospitais Universitários e em toda a Saúde Pública. Gomes, representante do Fórum da Saúde do Rio de Janeiro, reafirmou ainda que o regime ideal aos trabalhadores do Inca e de qualquer setor público deve continuar sendo a Lei 8.112, que garante aos servidores a continuidade do atendimento à população independentemente dos governos de plantão.

Para a Condsef, o debate foi bastante positivo na medida em que ficou claro aos participantes da mesa e ao conjunto dos trabalhadores e usuários do Inca que a maioria é contrária às Fundações Estatais e outros modelos de gestão que não o administrado de forma adequada pelo próprio Estado. Portanto, a Confederação, em conjunto com entidades que compõem um fórum em defesa dos servidores e serviços públicos continua seu trabalho incessante em busca da derrubada do PL 92/07 no Congresso Nacional e defendendo o uso adequado de verbas públicas a serem destinadas aos setores que de fato atendam às necessidades da população; como a própria população tem mostrado no clamor das ruas em manifestações que reivindicam também serviços públicos universais e de qualidade para todos. 

*Retirado do CONDSEF

Nenhum comentário:

Postar um comentário