quarta-feira, 5 de junho de 2013

Não perca a revista Radis deste mês!

Publicada em 04/06/2013

Edição de junho da revista 'Radis' está no ar

A revista Radis do mês de junho, número 129, já está disponível on-line. 


Em sua matéria de capa, a Radis traz um debate sobre os espaços urbanos e as consequências do atual modelo de desenvolvimento do país. A reportagem, que teve a participação dos pesquisadores da ENSP Paulo Sabroza e Marcelo Firpo, aponta que o desenvolvimento pode ser um processo integrador quando as populações são incorporadas nos projetos. Porém, aponta a matéria, pode não ser isso o que ocorre. O texto aponta que a maior parte dos projetos imobiliários, industriais e viários nas cidades brasileiras tem foco em interesses externos às comunidades: eles alteram o processo de ocupação e uso do solo expulsando as populações mais vulneráveis. A publicação apresenta ainda uma matéria sobre o movimento contra o projeto Novo Recife, que prevê a construção de um complexo habitacional, empresarial e hoteleiro. Esse movimento usa a Internet como meio de mobilização social para promover o diálogo na busca de soluções.

A reportagem A população em segundo plano fala sobre casos emblemáticos em Recife, Salvador e Rio de Janeiro, problematizando as consequências do atual modelo de desenvolvimento no espaço urbano. Nesses locais, foram encontrados pessoas e comunidades impactadas pela especulação imobiliária, a industrialização desordenada e a realização de grandes eventos, entre outras iniciativas levadas à frente à custa da saúde e, muitas vezes, da vida de quem estiver no caminho. Segundo Marcelo Firpo, problemas ambientais são maiores em regiões com maior desigualdade social. Além disso, “eles se expressam de forma mais aguda quando há défice de democracia dessa sociedade e do nível de organização das populações mais vulneráveis. As vozes dessas populações são tidas como de pouco conhecimento técnico para dizer que os problemas ambientais ou de saúde são relevantes”.

Ainda no âmbito dessa reportagem, Marcelo Firpo falou sobre o projeto em que é um dos coordenadores: Mapa da Injustiça Ambiental e Saúde – que recebe, desde 2010, denúncias e outras contribuições via Internet. Ele é um banco de dados público, que possibilita acesso a 400 conflitos em todo o país. Em sua entrevista, Firpo falou sobre a questão urbana e sua associação à injustiça ambiental, em termos de concentração de riqueza e poder, além de outras questões.

A revista traz também uma entrevista com o presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Gadelha, sobre a aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 7.662/2010, que altera a Lei de Drogas. O texto prevê a internação involuntária de dependentes e aumento da pena para traficantes. Segundo Gadelha, o projeto é um acinte, e sua aprovação no Senado seria um retrocesso imenso.

Na sessão Pós-Tudo, a Radis reproduziu um artigo da pesquisadora da ENSP e coordenadora do Centro de Estudos Sobre o Tabaco e Saúde da Escola, Vera Lúcia da Costa e Silva, publicado no jornal O Globo. O texto fala a respeito da portaria federal, assinada em abril, que liberou 12 milhões de reais para que até 30 mil unidades de saúde disponibilizem tratamento ao fumante oferecendo aconselhamento breve, abordagem comportamental, terapias de reposição da nicotina, antidepressivos e também treinamento. Para Vera, o aumento da cobertura do tratamento é essencial, porém alguns pontos da portaria preocupam. Entre eles, o risco de que os recursos liberados sejam usados predominantemente para a compra de medicamentos, em virtude da tendência medicalizante do SUS.

Não perca tempo, acesse e aprecie a edição da revista Radis de junho de 2013 clicando aqui!

*Retirado do ENSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário