quinta-feira, 27 de junho de 2013

Por uma Saúde pública universal e de qualidade: veja a síntese do CFESS sobre o IV Seminário da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde

Terça, 18 de Junho de 2013

Por uma Saúde pública universal e de qualidade

CFESS participa do seminário da Frente contra a privatização da Saúde

Por Diogo Adjuto - Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Em 2013, o IV Seminário da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, organização da qual o CFESS é integrante, avançou na quantidade de novos Fóruns Estaduais, chegando a 20 estados. O evento, realizado em Florianópolis (SC), ocorreu de 07 a 09 de junho e teve a participação de aproximadamente 600 pessoas.

“O papel do CFESS foi de articular com os/as assistentes sociais presentes, a partir dos debates promovidos pelas mesas do seminário, de modo a mobilizar a categoria e pensar novas estratégias de luta contra a política privatista do governo federal brasileiro”, destaca a conselheira do CFESS Heleni Ávila, que representou o Conselho no evento.

O seminário da Frente Nacional trouxe os debates sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e sobre a proposta do governo Dilma de subsidiar os planos de saúde, sem propor a ampliação para recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Maria Inês Bravo, que também é uma das representantes da Frente Nacional e do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, fez um balanço do evento. "Contamos com uma participação muito ampla, mas temos muita coisa para ampliar, muita gente a mobilizar, porque nessa conjuntura, quanto mais mobilização, mais fortalecimento. Em termos de temática, o que avança é a questão dos planos privados. Levamos como tarefa a formação desta temática nos fóruns", explicou.

Heleni Ávila ressaltou que o Seminário também teve um Grupo de Trabalho sobre Saúde Mental. “Nesse debate, pudemos discutir a interface entre a Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos e a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, em especial agora com as internações compulsórias realizadas por meio das Comunidades Terapêuticas, que são uma das formas de privatização da Saúde Mental, e do retorno aos manicômios e à hospitalização, o que fere nossas lutas”, enfatizou.


Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter


Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

*Retirado do CFESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário