sábado, 1 de junho de 2013

PGR reafirma seu posicionamento com relação a EBSERH em parecer protocolado no STF em 27/05

28/5/2013 
Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 1º/06/2013

Para PGR, lei que cria EBSERH é inconstitucional


Procuradoria Geral da República opina pela procedência de Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.985 (ADIn 4.985) que questiona norma de criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Fonte: www.sintufmt.org.br

Em parecer encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria Geral da República (PGR) opinou pela procedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.895, que considera inconstitucional a Lei nº 12.550/2011, a lei cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A ação é de autoria da Procuradoria Geral da República.

Na ação, a Procuradoria Geral da República sustenta que a Lei 12.550/2011 é inconstitucional por violar os artigos 37, caput, inciso II e XIX; 39; 173, parágrafo 1º; 198; e 207, todos da Constituição da República. A PGR explica que a lei em questão repete, quase que integralmente, o texto da Medida Provisória nº 520/2010, que perdeu sua eficácia por decurso de prazo em junho de 2011. A PGR destaca que foram propostas duas ADIs contra a MP 520, mas as ações foram consideradas prejudicadas quando a norma perdeu a eficácia.

De acordo com a Lei nº 12.550/2011, a EBSERH é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei Federal nº 12.550/2011, que tem por finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como a prestação às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da Saúde Pública.

No parecer pela procedência, a PGR argumenta que só caberia à Constituição promover restrição legal e administrativa à organização e funcionamento das universidades públicas. No documento, a Procuradoria Geral da República afirma que “criou-se um híbrido funcional, sem qualquer sentido, em que técnicos administrativos poderão se sobrepor a acadêmicos altamente titulados no exercício mister que envolve preponderantemente atividades de ensino”.

Para a PGR, na prática a atuação da EBSERH avoca a administração de Hospitais Universitários (HUs), interferindo diretamente no perfil dos cursos de Medicina e no direcionamento das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. No caso dos Hospitais Universitários, estes têm função primordial o ensino da prática da medicina aos estudantes e transferindo-se a gestão das mãos dos acadêmicos para os técnicos administrativos celetistas, a tendência é que as práticas dos HUs sofram uma guinada em sua finalidade, criando-se um descompasso entre o ensino teórico e as práticas da Medicina.

Veja o parecer clicando aqui

*Retirado da PGR
**Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 1º/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário