quarta-feira, 12 de junho de 2013

Saudação do Núcleo Domínio Público - UFSC ao IV Seminário

Nesse belo texto, em conjunto de uma imagem genial, o coletivo do movimento estudantil Domínio Público - Núcleo UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) expressou suas saudações ao nosso IV Seminário, realizado em Florianópolis nos dias 07, 08 e 09 de junho de 2013.

A Ilha se pintou de Saúde!
Saudação ao IV Seminário da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde

Aos gritos de “A nossa Luta é todo dia, nossa Saúde não é mercadoria!” e com as forças renovadas, o IV Seminário da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde foi encerrado no dia 09 de junho, em Florianópolis.

Lutadoras e Lutadores de diversos cantos do país estiveram presentes no evento histórico que reuniu mais de 600 pessoas debatendo e construindo um movimento crescente em Defesa da Saúde Pública e contra as privatizações. O fortalecimento da Frente demonstra a necessidade da organização da Luta em torno da pauta da Saúde, diante das investidas do capital sobre a saúde pública, com políticas de subfinanciamento, transferência de recursos para a iniciativa privada e privatizações no setor. Desde o Movimento da Reforma Sanitária da década de 80, não contávamos com um movimento de Saúde no Brasil tão forte e importante. 

Os modelos privatistas de gestão, políticas do governo de subsídios aos planos privados de saúde e a entrada do capital internacional no Brasil foram os temas de destaque. Nos últimos meses, movimentos de articulação entre o Governo Federal e seguradoras de planos de saúde privadas, além da compra da seguradora brasileira Amil pela empresa norte-americana UnitedHealth, reforçam a preocupação de que o projeto de Saúde do governo do PT para o Sistema Único de Saúde (SUS) é a destruição e formação de um Sistema Nacional, baseado em planos privados, aos moldes do sistema de Saúde dos EUA. 

Ocorreram diversos debates sobre os modelos de gestão que avançam na saúde, como as Organizações Sociais (OSs), Fundações Estatais de Direito Privado (FEDPs), Parcerias Público-Privadas (PPP) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que mudam de nome, mas em sua essência significam exatamente a mesma coisa: PRIVATIZAÇÃO!

O Movimento Estudantil esteve presente em peso durante o Seminário, contribuindo e somando forças a esse Movimento. Reforçou também a necessidade da base dos estudantes construírem os Fóruns de Saúde e a Frente Nacional.

Mas, muito além da pauta Saúde, a Frente e seus lutadores possuem um horizonte de transformação da sociedade. Quando entendemos Saúde enquanto um conceito ampliado, a partir da determinação social do processo saúde-doença (a forma como se organiza a produção da vida em sociedade determina diferentes formas de viver, adoecer e morrer, para os diferentes grupos sociais), essa necessidade de transformação radical da sociedade capitalista fica mais evidente. 

Mas o que é a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde?

A partir de um movimento forte contra as Organizações Sociais, no ano de 2010, os Fóruns Estaduais passaram a se agrupar na Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde. Nas palavras da Profa. Maria Inês Souza Bravo, “a Frente resgata a reforma sanitária e seus princípios originais – saúde, democracia e socialismo”. A importância desse movimento se deu de forma tão clara, mostrada a partir da necessidade que esses lutadores da Saúde apresentavam de se organizar e agrupar a luta para conquistar vitórias contra o modelo de Saúde vigente.

Venha somar forças a esse movimento! Venha construir a Frente Nacional e os Fóruns de Saúde!

Núcleo Domínio Público - UFSC

*Se você possui conta no Facebook, acesse a página do Domínio Público - Coletivo do Movimento Estudantil clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário