domingo, 17 de fevereiro de 2013

Na Espanha: mais protestos contra a privatização da saúde marcaram o país hoje - 17/02/2013


17/02/2013 14h45 - Atualizado em 17/02/2013 15h02

Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 17/02/2013

Médicos e enfermeiras espanhois protestam
em Madri (Foto: Josep Lago/AFP)

Espanha tem novos protestos para defender saúde pública

Novas 'marés brancas' de protesto marcaram este domingo (17/02) no país. Governo regional de Madri quer privatizar seis grandes hospitais.

Da AFP

Milhares de médicos e enfermeiras usando roupas brancas tomaram neste domingo (17 de fevereiro de 2013) as ruas de Madri e de outras 15 cidades da Espanha, em novas "marés brancas" de protesto contra as privatizações e os cortes orçamentários que, segundo eles, colocam em risco a saúde pública do país.

Carregando cartazes nos quais era possível ler "roubam sua saúde" ou "é criminoso cortar na saúde", os manifestantes convergiram a partir dos hospitais da capital até a praça Cibeles, no centro de Madri.

"Não há nenhum estudo que demonstre que privatizar a gestão dos hospitais reduz os custos. Esta privatização é feita em detrimento da saúde dos pacientes para beneficiar outros interesses", afirmou Emilia Becares, uma enfermeira de 46 anos, acompanhada de seus três filhos de sete, oito e nove anos.

O governo regional de Madri, dirigido pela direita, prevê privatizar parcialmente seis dos 20 grandes hospitais da região, assim como 27 centros de saúde, sobre um total de 270.


Médicos e enfermeiras espanhois protestam 
em Madri (Foto: Josep Lago/AFP)

Desde novembro de 2012, os sindicatos de saúde organizam regularmente estas "marés brancas" (clique aqui1 e aqui2 para saber de manifestações anteriores), que se estenderam neste domingo a outras 15 cidades espanholas, entre elas Barcelona, onde milhares de pessoas se reuniram, além de Zaragoza, Santander, Pamplona ou Murcia.

No âmbito da reforma de saúde anunciada na primavera boreal de 2012, o governo central (direita) de Mariano Rajoy pretende economizar 7 bilhões de euros anuais, um esforço que repercute nas finanças das comunidades autônomas (regiões) espanholas, encarregadas de gerir o orçamento de saúde.

*Retirado do G1 Mundo
**Republicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 17/02/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário